Anko – Brigadeiros de feijão azuki

Anko – Brigadeiros de feijão azuki

Anko é uma pasta doce, feita de feijão vermelho ou azuki, de origem japonesa que é muito utilizada na culinária chinesa e coreana também. É feita com os feijões cozidos, açucar ou mel e pode ser consumida – sozinha como um doce de colher – ou adicionada a doces como panquecas, bolos e outras sobremesas típicas do Japão. Eu decidi fazer uma versão em bolinhas de anko à qual chamei brigadeiros de feijão azuki. Os nossos brigadeiros não levam açucar nem mel, claro e têm um extra de côco para enfatizar a sua doçura e sabor! São facílimos e super rápidos de fazer no entanto é preciso planear de véspera para demolhar o feijão. A melhor dica para a cozedura do feijão azuki é mesmo a panela de pressão, coze em menos de 20 minutos. Esta receita rende entre 18 e 20 brigadeiros. Espero que aprovem mais uma proposta doce sem açucar!

Ingredientes:

– 400g de feijão azuki cozido
– 8 colheres de sopa de côco ralado
– 4/6 tâmaras medjol

Como se fazem os brigadeiros de feijão azuki?

1. Coloca-se o feijão depois de cozido e bem escorrido (eu coo num pano e espremo bem para retirar toda a água) num recipiente ou processador de alimentos, adicionam-se as tâmaras e o coco e bate-se muito bem até se obter um puré. Caso o purê esteja muito espesso pode-se adicionar um pouco de leite vegetal ou água. Também se pode usar a varinha mágica para triturar, no entanto é preciso bater bem para que não se sintam depois as cascas do azuki. Também se pode demolhar as tâmaras previamente num pouco de água morna para serem mais fáceis de triturar.

2. Retira-se a pasta, molda-se uma bola grande com as mãos e leva-se a repousar no frigorífico  cerca de 15 min.

3. Moldam-se as bolinhas e polvilham-se com côco e vão ao frigorífico. Estão prontas para servir após (pelo menos) 30 minutos de refrigeração.



3 thoughts on “Anko – Brigadeiros de feijão azuki”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *