© 2016 Receita para tudo anko

Anko – Brigadeiros de feijão azuki

Anko é uma pasta doce, feita de feijão vermelho ou azuki, de origem japonesa que é muito utilizada na culinária chinesa e coreana também. É feita com os feijões cozidos, açucar ou mel e pode ser consumida – sozinha como um doce de colher – ou adicionada a doces como panquecas, bolos e outras sobremesas típicas do Japão. Eu decidi fazer uma versão em bolinhas de anko à qual chamei brigadeiros de feijão azuki. Os nossos brigadeiros não levam açucar nem mel, claro e têm um extra de côco para enfatizar a sua doçura e sabor! São facílimos e super rápidos de fazer no entanto é preciso planear de véspera para demolhar o feijão. A melhor dica para a cozedura do feijão azuki é mesmo a panela de pressão, coze em menos de 20 minutos. Espero que aprovem mais uma proposta doce sem açucar!

Ingredientes:

– 400g de feijão azuki cozido
– 8 colheres de côco ralado
– 4/6 tâmaras medjol

Como se fazem os brigadeiros de feijão azuki?

1. Coloca-se o feijão depois de cozido e bem escorrido (eu coo num pano e espremo bem para retirar toda a água) num recipiente, adicionam-se as tâmaras e bate-se com a varinha mágica até se obter um puré. Também se podem demolhar as tâmaras previamente num pouco de água morna para serem mais fáceis de triturar.

2. Coloca-se o puré num tacho, adiciona-se o côco ralado e mexe-se bem. Leva-se a mistura ao lume cerca de 5 minutos só para os ingredientes ligarem todos e reserva-se.

3. Deixa-se arrefecer um pouco e moldam-se as bolinhas. Polvilham-se com côco e vão ao frigorífico. Estão prontas para servir após 30 minutos de refrigeração.

3 Comentários

  1. Posted 23 de Agosto de 2016 at 10:40 | #

    Tem um aspecto delicioso!

    Um beijinho,
    Sofia

    http://laprincipessa.pt/

  2. Posted 23 de Agosto de 2016 at 14:00 | #

    Que bom aspecto! Vou experimentar!

    • Receita para tudo
      Posted 28 de Agosto de 2016 at 21:23 | #

      Experimenta e depois partilha connosco!
      Beijinho.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow