Bolachas de amêndoa e gengibre do Bruno

Bolachas de amêndoa e gengibre do Bruno

O Bruno é chefe de família, bom amigo, para além de excelente Chef de cozinha. Dele posso dizer que gosto de todos oa pratos que já experimentei sem receio que estas palavras soem a graxa. Há algum tempo convidou-nos para lanchar – num domingo frio de Janeiro – e apresentou-me a estas doces criaturas! Não resisti a devorá-las, claro, não esquecendo de antes as fotografar! A receita essa demorou um pouco a chegar até aqui, mas chegou. Quem se quiser atrever a pô-la em prática não se vai arrepender, garanto!

Ingredientes

– 50g de miolo de amêndoa
– 1/2 chávena de tâmaras descaroçadas e sem açucar 
– 250 g de farinha de trigo integral
– 100g de manteiga vegetal
– 1,5dl de natas de soja, aveia ou arroz
– 1 colher de chá de cacau em pó
– 1 colher de chá de gengibre em pó
– 1 colher de chá de canela
– 100g de chocolate de culinária lascado
– pitada de sal

Como se fazem as bolachas de amêndoa e gengibre do Bruno?

1. Processam-se as tâmaras com a farinha e o miolo de amêndoa num processador de alimentos. Junta-se de seguida a manteiga de modo a obter uma massa areada grosseira.

2. Junta-se o gengibre e metade da canela e depois as natas aos poucos amassando bem até os ingredientes estarem todos ligados. Adiciona-se um pouco de sal e deixa-se repousar uns minutos.

3. Divide-se a massa em duas porções. Adiciona-se a uma delas o cacau em pó e amassa-se novamente até o conseguir incorporar por completo. À outra porção de massa adiciona-se metade do chocolate lascado e mistura-se.

4. Espalmam-se e sobrepõem-se ambas as massas, colocando a metade do chocolate sobrou entre as duas camadas.

5. Estende-se com um rolo da massa um rectângulo, depois enrola-se a massa como um chouriço e corta-se às fatias com cerca de 1cm. Em alternativa podem-se utilizar moldes de bolachas. Junta-se chocolate às lascas sobre as bolachas.

6. Colocam-se as bolachas sobre um tabuleiro untado e polvilhado com farinha e leva-se ao forno cerca de 10 minutos



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *