Bolinhos de Milho e Nozes – Sem glúten

Bolinhos de Milho e Nozes – Sem glúten

Estas bolinhas foram-me dadas a provar por uma amiga, num daqueles cafézinhos de fim de tarde de Verão, numa esplanada de Lisboa. Esta é uma daquelas receitas que a Célia tinha aprendido num dos primeiros workshops de cozinha vegetariana que fez, e que a acompanha há mais de dez anos. Nunca mais me esqueço que estava nos últimos dias de gravidez e andava naquela fase de comer algo doce todos os dias. A minha segunda gravidez até foi bem calminha em termos de abusos alimentares, nomeadamente de doces (e não falo necessariamente de açucar, mas de alternativas um pouco menos nocivas que o açucar, mas igualmente pouco saudáveis), contudo nas últimas semanas andei em altas e tinha de comer uma sobremesa por dia! Naquele dia comi logo uns quantos bolinhos. E eu que até achava que não gostava de nozes… Mas a combinação das nozes com os corn flakes e as tâmaras fica absolutamente bombástica.

No dia seguinte fui jantar a casa de uns amigos e experimentei fazer para levar e toda a gente gostou muito. Só que levei imensos bolinhos e éramos só quatro pessoas. No fim do jantar obrigaram a grávida a trazer os que sobraram para casa. Fiquei lixada de ter de acabar com os que restavam no(s) dia(s) seguinte(s). Ahahahah….

A receita é mega simples de fazer, leva pouco tempo e poucos ingredientes e não contém glúten. Além disso é muito versátil: pode ser crua, ou levemente dourada no forno, portanto o último passo é absolutamente opcional e vai com certeza depender do gosto de cada um. Eu cá gosto de todas as maneiras! Desde que provei esta iguaria que passei a ter sempre em casa corn flakes a mais, para qualquer eventualidade. A partir desta receita também acabei por criar uma nova sobremesa (de colher), igualmente deliciosa, que hei-de publicar em breve. 

Esta foto foi da festa do meu filho mais velho, daí os cãezinhos da Patrulha no cenário, e foi tirada pela minha minha amiga Sofia – Um Capítulo! Não façam vista grossa aos palmiers que não fui eu que fiz, tá???

 

Ingredientes

– 1 chávena de leite vegetal

– 1 chávena de tâmaras descaroçadas

– 2 chávenas corn flakes (flocos de milho sem açucar)

– ½ chávena de miolo de noz

 

Como se fazem os bolinhos de nozes e corn flakes?

  1. Num processador/liquidificador bate-se o leite vegetal com as tâmaras (podem-se deixar a demolhar um pouco no leite antes de bater).
  2. À parte juntam-se os ingredientes secos: corn flakes e nozes e misturam-se.
  3. Acrescentam-se estes dois ingredientes ao preparado líquido doce de leite e tâmaras, e bate-se tudo novamente até formar uma pasta mais homógenea.
  4. Moldam-se bolinhos de tamanho médio e passam-se por côco ralado .
  5. Levam-se a dourar cerca de 10/15min em forno pré-aquecido a 180º. (opcional).


Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *