Bolo de banana e aveia sem açucar

Bolo de banana e aveia sem açucar

Confesso que sou uma pessoa muito gulosa, mas com muito pouco jeito para fazer doces. Adoro cozinhar, seja o que for, e até acho que me safo bem, mas doces não são o meu forte. Bem sei que esta falta de jeito se deve em parte à minha falta de prática, mas por vezes há coisas na vida que é melhor não descobrir mais ou aperfeiçoar e esta para mim era uma delas. Sei que se fizer um doce ou houver um doce por perto não descanso enquanto não acabo com ele de uma só vez (não é bem assim, mas quase) por isso mantinha-me fora desta área perigosa: a das sobremesas. Agora com o pequenito a ficar grande – isto é a deixar de ser bebé – tenho pesquisado receitas doces mais saudáveis para ele poder comer connosco, também, e para eu poder comer mais e sem culpa! Tinha aqui umas bananas muito maduras quase a estragarem-se e decidi inventar – literalmente – este bolo de banana e aveia, arriscando porém um fiasco culinário, mas surpreendentemente acabou por correr tão bem que decidi partilhar cheia de orgulho este feito. Para nós o bolo estava bom em termos de doçura: um sabor naturalmente doce dado pelas bananas e bem finalizado com as tâmaras. Quem for mais guloso – ainda – pode juntar mais umas tâmaras que não paga mais por isso. Esta receita não dá um bolo muito grande, como se pode ver na foto, mas para nós os dois – e meio – é a quantidade certa. É uk bolo que coze bem tanto em forma de buraco, quanto em forma rectangular. Podem adicionar umas nozes à massa no final, que também fica muito bem e enriquece a receita em termos nutricionais ! Quem quiser um bolo maior pode dobrar os ingredientes desta receita de bolo de banana e aveia sem açucar. Enjoy!

Ingredientes

– 6 bananas bem maduras (cerca de 480g)
– 8 tâmaras medjool (se usarem de outras têm que colocar mais, provem antes)
– 100 ml de leite vegetal (uso arroz ou aveia)
– 2 colheres de sopa de canela
– 350g de farinha de aveia sem glúten (pode-se moer flocos)
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio
– 1 mão cheia de flocos de aveia tostados no forno para decorar
– 1 mão cheia de sementes de papoila para decorar
– miolo de noz a gosto (opcional)

Como se faz o bolo de banana e aveia sem açucar?

1. Pré-aquece-se o forno a 200º e forra-se a forma com papel vegetal.

2. Mistura-se a farinha com as tâmaras num liquidificador/processador de alimentos.  Vai-se batendo aos poucos e verificando (eu vou parando a cada 5 segundos mais ou menos). É conveniente que as tâmaras se desfaçam na farinha mas que a farinha fique solta. Se se bater tudo de uma só vez, corre-se o risco da máquina aquecer demasiado e a mistura “empastar”. Não é isso que se pretende. O meu fica normalmente com pedacinhos de tâmaras (gosto muito). Retira-se do processador a mistura e reserva-se.

3. Coloca-se no copo do liquidificador as bananas, a canela e o leite vegetal e bate-se bem até se obter uma massa homogénea.

4. Junta-se esta massa à mistura de farinha e tâmaras, e bate-se tudo à mão, delicadamente. No final junta-se o fermento e o bicarbonato e o miolo de noz (quem quiser).

5. Coloca-se o bolo na forma e tapa-se com uma “tampa” (recortada à medida) de papel vegetal. O tempo de cozedura vai depender da potência do forno, no meu coze cerca de 30 min. a 180º.

6. Decora-se com os flocos de aveia tostados e as sementes de papoila.



2 comentários em “Bolo de banana e aveia sem açucar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *