© 2015 Receita para tudo bolo banana e tamaras

Bolo de banana e tâmaras – Vegan

A receita deste bolo de banana e tâmaras foi-me dada por uma colega de trabalho finlandesa que um dia me surpreendeu com uma fatia na minha secretária. Gostei imenso do aspecto do bolo e até achava que era vegan mas ela depois acabou por confessar que levava um ovo e umas colheres de açucar… Bahhhh… Tinha a certeza que tanto o ovo como a colher de açucar eram dispensáveis num bolo de tâmaras e banana. Foi então que lhe pedi a receita para veganizar e saiu muito bem – à segunda tentativa – confesso. Na primeira estava muito baixinho e ainda precisava duns ajustes, mas comeu-se na mesma. Aqui em casa nada se desperdiça! Depois desta já tentei mais umas vezes e este bolo sai sempre bem. Deixo apenas uma nota para quem quiser um bolo grande dobrar a receita ou então usar uma farinha com fermento para que o bolo cresça mais um pouco e/ou fique mais fofo. Não era o meu caso, pretendia mesmo um bolo pequenito para nós os 2 e 1/2 cá de casa. De qualquer modo a presença da banana e das tâmaras vão sempre fazer deste bolo um bolo de textura mais enqueijada. Eu pessoalmente adoro!

Ingredientes

– 1 chávena de tâmaras (125g) descaroçadas e demolhadas previamente (quando não tenho tempo para demolhar de véspera demolho ém água quente)
– 4 bananas maduras esmagadas
– 2 chávenas de farinha de aveia
– 1 colher de sopa de cacau
– 1 colher de sopa de canela
– 1 mão cheia de amêndoas torradas
– água das tâmaras qb
– azeite para untar a formaComo se faz o bolo de banana e tâmaras?

1. Pré-aquece-se o forno a 200º e forra-se a forma com azeite e farinha.

2. Escorrem-se as tâmaras,juntam-se ao puré de bananas e tritura-se tudo com a ajuda da varinha mágica. Adiciona-se um pouco da água de demolhar as tâmaras.

5. Verte-se esta mistura para um recipiente redondo e mexe-se bem com um batedor de varas. Começa-se por acrescentar o cacau e a canela, depois a farinha aos poucos, e vai-se mexendo sempre.

6. Se a massa ficar muito densa deve-se ir acrescentando, aos poucos, água de demolhar as tâmaras. A textura da massa pode ser controlada desta forma. Eu faço este passo a olho mas a massa está boa quando estiver bem fofa (nem demasiado densa, nem demasiado líquida).

7. Juntam-se as amêndoas e mexe-se novamente para as distribuir. Leva-se ao forno. No meu forno coze cerca de 45 min. mas o tempo de cozedura vai sempre depender dos fornos. Conforme já disse acima este bolo terá sempre uma extura mais enqueijada mas nada como ir controlando com o teste do palito!

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow