4 Bolos Vegan Sem Açucar rápidos e fáceis de fazer

4 Bolos Vegan Sem Açucar rápidos e fáceis de fazer

Esta semana trago um best of de bolos vegan e sem açucar. Todas estas propostas são adoçadas com adoçantes naturais, normalmente provenientes da fruta (fresca ou seca) e não usam qualquer ingrediente de origem animal. Não tenho por hábito usar açucar, nem qualquer tipo de produto substituto como geleias de cereais. Pontualmente uso numa ou noutra receita xarope de agave ou maple syrup mas sempre em quantidades residuais.

Todas as receitas que escolhi têm algo em comum, além de serem rápidas e fáceis de preparar, usam ingrediente crus ou seja, não precisam de ir ao forno, apenas frigorífico. Sendo receitas cruas usam, na sua maior parte, uma ou mais oleaginosas e um ou mais frutos secos, daí que não saiam propriamente baratas. Contudo podem alterar ou substituir em muitas delas as oleaginosas por outras de época ou que consigam a preços mais acessíveis. 

A maior parte destes bolos também usa cacau, portanto se o cacau – ou o chocolate – não forem a vossa praia, saltem diretamente para o número 4.

Aqui ficam então as 4 propostas de bolos vegan sem açucar que resolvi juntar neste post Tudo-em-Um.

 

1. O melhor Bolo de Aniversário Vegan

É uma das minhas receitas de bolo favorita para aniversários e até o decidi apelidar d´ “o melhor bolo de aniversário vegan” porque é um bolo muito consensual e toda a gente o adora. A base fica crocante, o meio com uma consistência deliciosa, e assenta que nem uma luva na mistura de frutos silvestres do topo. Simplesmente maravilhoso. É uma receita que fica um pouco cara pois leva tâmaras e amêndoas na base, e ainda miolo de avelã no meio. No entanto como é um bolo que leva muitas oleaginosas, acaba por satisfazer mais e por render, pois as fatias nunca são tão generosas quanto as de um bolo tradicional. Também resulta muito bem fazer em forma retangular e servir em quadradinhos tipo brownie. Explorem esta receita que têm “pano para mangas” e os amantes de chocolate vão adorar. Nesta proposta uso banana, coco e tâmaras para adoçar.

Espreitem a receita passo-a-passo aqui

bolo aniversário chocolate

 

2. Bolo de Figo, Amêndoa e Cacau 

Este bolo transporta-me para um cenário palativo algarvio dado que usa a amêndoa e o figo, ainda que depois leve um toque de cacau. Experimentei-o para meu bolo de aniversário quando fiz 38 anos. É um bolo que por levar figo, não precisa de mais nenhum adoçante extra, sendo muito parco em ingredientes também. Neste caso less is more. A maior vantagem desta receita é mesmo a rapidez de execução, pois não é preciso separar ingrediente nenhum, deita-se tudo para o processador, bate-se e molda-se o bolo. Só precisam de um tempinho prévio para demolhar os figos para se tornarem mais macios e mais fáceis de bater. Uma dica para este bolo? Faça-no com a base do bolo de cima que também fica muitaaaa booom!

Sigam a receita passo-a-passo aqui.

 

3. Bolo Trufa de Chocolate

É sem dúvida uma das minhas melhores criações culinárias, este bolo de cacau intenso, tem consistência muito semelhante à trufa de chocolate e combina lindamente com lascas de coco – ou coco ralado – e uma folhinha de hortelã. Os amantes de bombons que se preparem porque parece que estamos a comer um bombom gigante composto por duas camadas deliciosas de chocolate, com uma textura super aveludada. Uma coisa é certa: ninguém fica indiferente a esta receita posso garantir-vos. O adoçante aqui são as tâmaras e para os mais gulosos (caso façam questão, maple syrup). 

Vejam a receita passo-a-passo aqui.

bolo trufa

4. Cheesecake de Caju, Lima e Coco

E para desenjoar um bocadinho do cacau e do chocolate, a minha última proposta vai para este fake cheesecake de lima e caju que é de comer e chorar por mais e faz as delícias dos maiores real cheesecake lovers. Esta versão vegan tem base de tâmaras e amêndoa, recheio de caju e topping de calda de morangos frescos. Os adoçantes neste caso são as tâmaras e o coco e para quem quiser mais, um poquinho de maple syrup. Para os gulosos dobrem as quantidades.

Explorem a receita passo-a-passo aqui.

 

vegan cheesecake 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *