© 2013 Receita para tudo couve-rábano com cenoura

Couve-rábano com cenoura no forno

Mais uma receita com couve-rábano. Não se nota nada que sou super fã desta “senhora”, pois não? Enquanto é época todas as semanas ela é presença assídua cá em casa, ora no frigorífico, ora na nossa mesa! Este prato de couve-rábano com cenoura no forno é rápido e fácil de preparar. Acompanhei com bulgur e salada de agrião.

Ingredientes

– 1 couve-rábano branca cortada em quadrados
– folhas da couve-rábano picadas
– 1 alho francês cortado às rodelas
– 2 cenouras cortadas às rodelas
– 2 folhas de louro
– 2 colheres de sopa de  molho de soja (Shoyou)
– pimenta preta
– sementes de aipo
– azeite

Como se faz a couve-rábano com cenoura no forno?

1. Forra-se o fundo de uma travessa com azeite e a soja e mexe-se para se misturarem bem.

2. Coloca-se o alho francês e o louro, depois a bola da couve-rábano, a cenoura e por fim as folhas da couve. Tempera-se com a pimenta e as sementes de aipo.

3. Mexe-se tudo muito bem para os legumes incorporarem o tempero. Este passo também é importante para as folhas da couve ficarem no fundo da travessa bem mergulhadas no azeite para não secarem. Leva-se ao forno – pré-aquecido a 200º – para assar.

voltar

2 Comentários

  1. Joao
    Posted 11 de Junho de 2015 at 18:54 | #

    Como usar o rabano

    • Receita para tudo
      Posted 14 de Junho de 2015 at 12:57 | #

      Olá João,

      Esta couve é a couve-rábano, um pouco diferente do rábano. Ela pode ter uma forma arredondada com folhagens verdes no topo e ser de cor mais esbranquiçada ou pode ter uma forma mais semelhante à do rábano e ser roxa. Pela minha experiência a roxa é mais amarga que a branca. Ela pode ser usada na cozinha cozinhada ou crua (em saladas por exemplo). Quando cozinho a branca não costumo tirar a casca, ela é bem fina e nutritiva. Quando uso a roxa normalmente retiro, pois esta é um pouco mais rija. Pode-se usar da mesma forma que se usa a branca, no entanto ela não é tão suave quanto a branca e pode adulterar alguns sabores, a branca sim é bastante neutra e combina bem com muitos alimentos. Se pesquisar por “couve-rábano” aqui no blog vai encontrar algumas receitas que pode experimentar fazer em casa. Espero ter ajudado! 🙂

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow