© 2015 Receita para tudo

Croquetes de lentilhas – Vegan


Esta semana trago-vos mais uma receita com lentilhas. Estava sem ideias para o jantar e tinha lentilhas verdes cozidas… Tínhamos comido hambúrgueres a semana passada e para não repetir decidi experimentar croquetes. Inventei, como sempre, e os croquetes ficaram divinais: crocantes e sabororsos. Como rendeu uma quantidade simpática ainda pude congelar para outra refeição. Desta vez não usei a varinha mágica – amassei tudo à mão – e também não usei farinha, decidi colocar gérmen de trigo e um pão integral ralado na hora, pois não tinha pão ralado em casa. E não é que resultou? Esta quantidade rendeu 18 “bolinhas” como lhes chamava o meu pequenito. Só ele comeu 3 e 1/2 e se eu deixasse comia mais. Amou! Para fritar usei óleo de côco mas não fiz “deep fried”, coloquei numa frigideira a quantidade de óleo para cobrir meia bola, mais coisa menos coisa. Depois do óleo quente foi só passar os croquetes de um lado e do outro. O processo de fritura é muito rápido. Espero que gostem da receita. Podem adicionar mais temperos, sal inclusivé, eu é que faço sempre o mais simples possível por causa da minha criança.

Ingredientes:
– 3 chávenas de lentilhas verdes bem cozidas e escorridas
– 1 pão integral ralado na hora com um ralador ou 1 chávena de pão ralado
– 1 chávena de gérmen de trigo (pode-se substituir por flocos de aveia grosseiramente triturados)
– 1 cebola grande picada
– 2 colheres de chá de cominhos
– 1 dente de alho picado
– 6-8 colheres de sopa de azeite (ou leite vegetal)
– sementes de sésamo branco
– óleo de coco para fritar

Como se fazem os croquetes de lentilhas?

1. Misturam-se as lentilhas com o pão, o gérmen de trigo, a cebola, os cominhos e o alho e mexe-se bem.

2. Amassa-se a massa com as mãos por uns minutos, certificando-nos que todos os ingredientes estão distribuídos de forma homogénea. Quando a massa despegar das mãos está pronta para se começar a moldar os croquetes.

3. Moldam-se as bolinhas, passam-se por sementes de sésamo e levam-se a fritar em óleo de côco. Nota que as bolas fritam rápido por isso é importante vigiar o processo de fritura e virá-las a tempo para que não queimem. A massa já está cozinhada, só vão fritar para ficarem crocantes.

2 Comentários

  1. Posted 7 de Maio de 2016 at 23:26 | #

    Nice article ! Thank you..

  2. Posted 1 de Julho de 2016 at 13:39 | #

    Ahh, eu tbem gostei da foto, voce deixou os croquetes todos produzidos no baldinho!! Eu faco uma receita de hamburguer de lentilhas q eh muito parecida com essa do seu bolinho Fer, tbem adoro a textura e o sabor, lentilha eh algo q eu adoro! Beijos! Ana

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow