© 2015 Receita para tudo Gelatina de melancia

Gelatina de melancia

Por aqui o calor ainda se faz sentir e as temperaturas são de Verão. E é por isso que continuamos com receitas fresquinhas. Esta gelatina é feita com agar-agar, um hidrocolóide extraído de algumas espécies de algas marinhas vermelhas. Nas receitas o agar-agar possui propriedades solidificantes, idênticas à gelatina e é tambem muito usado em sobremesas. Para encontrar agar-agar basta ir a uma loja tipo Celeiro ou em supermercados bio. Esta gelatina de fruta é óptima para saborear no fim da refeição ou para mandar para o lanche dos miúdos para a escola. É só mesmo fruta triturada e inteira, não há aqui nada artificial. Esta fiz com melancia e frutos vermelhos mas pode-se fazer gelatina de agar-agar com qualquer fruta, basta reduzir a fruta a puré e seguir a mesma receita. É mportante, no entanto, usar a quantidade certa de agar-agar pois se se exagerar a gelatina fica demasiado sólida. Para cada litro de fruta/líquido/puré de fruta deve-se usar uma colher de sopa de agar-agar. Depois é só adicionar, consoante o gosto, fruta em pedaços ou deixá-la simples como uma gelatina de sabores. Deixo o desafio para fazerem com frutas mais polposas como a manga, por exemplo, também fica delicioso, mas esta é mesmo fresca para gozar os últimos dias de calor! Espero que gostem.

Ingredientes

– 1 lt de sumo de melancia
– mirtilos e/ou frutos vermelhos a gosto
– 1 colher de sopa de agar-agar
– 1 ramo de hortelã

 

Como se faz a gelatina de melancia com frutos vermelhos?

1. Tritura-se a melância com o ramo de hortelã e coloca-se num tacho.

2. Adiciona-se o agar-agar e mexe-se muito bem para dissolver bem. Leva-se a ferver, mexendo sempre, e quando começa a ferver retira-se do lume.

3. Juntam-se os frutos vermelhos.

4. Verte-se a mistura para uma forma grande ou para várias forminhas pequenas e leva-se ao frigirífico. Está pronta passadas 3h.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow