© 2013 Receita para tudo massa filo com tofu

Trouxas de massa filo com tofu

Esta receita de trouxas de massa filo com tofu inauguraram a minha experiência com a massa filo. Esta massa, característica dos países do Mediterrâneo e Médio Oriente, é extremamente fácil de trabalhar, no entanto é importante saber alguns truques. Uma vez que a massa cola e seca com muita facilidade o melhor é polvilhar previamente a superfície de trabalho com um pouco de farinha e ir tirando apenas a massa necessária para a realização de cada peça, mantendo a que não se está a usar dentro da embalagem fechada. A partir daqui é só cortar quadradinhos e sobrepor camadas, quanto mais camadas, mais folhada ficará a massa. Espero que a vossa experiência corra tão bem quanto a minha. Bom apetite!

Ingredientes

– 250g de tofu marinho esfarelado
– 1 colher de café de sementes de mostarda esmagadas num almofariz
– 2 dentes de alho esmagados e picados
– 3 colheres de sopa de molho de soja para cozinhar (Shoyou)
– pimenta preta moída
– 1 cebola partida em quartos de lua
– 1 cenoura ralada
– 1 couve-rábano pequena ralada
– 1 mão cheia de folhas de espinafre
– 1 noz de manteiga
– 200g de massa filo

Como se fazem as trouxas de massa filo com tofu?

1. Coloca-se o tofu numa taça e tempera-se misturando bem com o molho de soja, as sementes de mostarda e a pimenta. Reserva-se.

2. Refoga-se a cebola e quando esta estiver transparente adicionam-se os alhos. Deixa-se refogar um pouco mais e acrescenta-se o tofu. Envolve-se bem, tapa-se e deixa-se cozinhar, em lume brando, por apenas 3 min. Pode-se acrescentar 1 ou 2 colheres de sopa de vinho branco se a mistura estiver demasiado seca.

3. Acrescenta-se a cenoura, a couve-rábano e as folhas de espinafre, mexe-se e deixa-se cozinhar um pouco mais (cerca de 5 min.). No total a mistura não vai precisar de cozinhar mais do que 10 min. já que depois vai para o forno.

4. Corta-se a massa filo em quadrados iguais e sobrepõem- se duas folhas em formato de quadrado, mais duas em formato de quadrado a dar a forma final de estrela com 6 pontas. Recheia-se cada uma delas com o tofu, juntam-se as quatro pontas, formando uma trouxa, e ata-se com linha.

5. Leva-se ao forno a cozinhar a massa e retira-se quando esta estiver totalmente cozinhada.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow