Mousse de Dióspiro vegan e sem açucar

Mousse de Dióspiro vegan e sem açucar

O Outono pede tons secos de castanho, laranja e amarelo. Pede abóboras e batatas-doce, castanhas, nozes e amêndoas, dióspiros e romãs. E foi com estas cores e com estes sabores que demos corpo à mesa que marcou encontro com todas as famílias no Jardim de Infância dos meus miúdos, na passada sexta-feira.

O Jardim Alfazema é um espaço de educação livre, inspirado na Pedagogia Waldorf, que visa promover o desenvolvimento integral do ser humano, nas suas dimensões cognitiva, física, emocional, estética, social e espiritual, ajudando-o a tomar consciência do seu potencial evolutivo para que se torne capaz de, por ele próprio, dar sentido e direção à sua vida.

Trata-se de um projeto que apesar dos poucos recursos financeiros, se encontra de pé graças à boa-vontade, empenho, dedicação e investimento por parte das famílias que o integram, numa pequena aldeia em desertificação do Litoral alentejano, perto dos concelhos de Grândola, Sines e Santiago do Cacém, 

Aqui o S. Martinho é marcado pela Celebração das Lanternas, numa caminhada pela aldeia de Santa margarida, ao som de músicas cantadas por todos, simbolizando o espírito de solidariedade e de partilha, numa altura em que a Natureza nos convida a uma reflexão interior.

Assim cada família contribuíu com uma iguaria da época e assaram-se castanhas na caruma, e com o cair da noite acenderam-se as lanternas para mais uma volta à aldeia e um convite a um convívio com a comunidade local. Conheçam o projeto educativo mais de perto aqui!

mesa de outono

Eu fiz esta mousse de dióspiro, vegan e sem açucar, com especiarias que ficou deliciosa e é super fácil de fazer. Confesso que não sou fã de dióspiros, só mesmo triturados em papas ou outras receitas doces, mas adorei esta mousse! Aproveitem dióspiros moles que tenham em casa e dêm-lhes uma nova vida, neste doce de colher apetitoso! Vamos à receita.

Ingredientes:

  • 4 chávenas de leite de aveia
  • 500 gr. de polpa de dióspiro
  • 3 colheres de sopa de ágar-ágar em pó
  • 2 colheres de sopa de amido de milho (ou araruta ou outra farinha)
  • 4 tâmaras medjool (opcional)
  • 1 pau de canela
  • 2 cascas de limão
  • 1 estrela de anis
 

Como se faz a mousse de dióspiro sem açucar?

1.Leva-se ao lume metade da quantidade de leite com o amido (ou farinha), o ágar-ágar, o pau de canela, as cascas de limão e a estrela de anis, e deixa-se cozinhar durante cerca de 10 minutos em lume médio, mexendo regularmente.

2. Acrescenta-se o restante leite, a polpa de dióspiro previamente batida com as tâmaras (caso usem tâmaras) e aguarda-se que levante fervura. Depois coloca-se o lume no mínimo e deixa-se cozinhar por mais uns 5 minutos mexendo sempre.

3. Desliga-se o lume, retiram-se as especiarias e as cascas de limão, deixa-se arrefecer e leva-se ao frigorífico até solidificar.

4. Retira-se do frigorífico e tritura-se muito bem com a varinha mágica até se obter uma consistência cremosa de mousse.

5. Decora-se com uma estrela de anis. Pode-se servir com um pouco de polpa de dióspiro natural e canela em pó.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *