Nozes de Saponária – O que são, como usar? + 1 Receita de Detergente Caseiro

Nozes de Saponária – O que são, como usar? + 1 Receita de Detergente Caseiro

O artigo que dá início a esta nova categoria denominada de Eco-Blog, é sobre as nozes de saponária. Para quem ainda não ouviu falar destas nozes, adianto já que não se comem, mas são um poderoso produto natural que pode ser usado, para lavar roupa, para lavar louça, como detergente multiusos, ou até mesmo como sabonete líquido para as mãos. Ora leiam!

 

O que são Nozes de Saponária?

Estas nozes são o fruto da saponária (Sapindus Mukorossis), uma árvore muito comum na Índia e Nepal cuja casca contém saponina. A saponina é uma substância natural que possui propriedades – e desempenho – semelhantes às do sabão. Quando as nozes de saponária entram em contato com água, a saponina liberta-se e dissolve-se, provocando um efeito semelhante ao do detergente.

As nozes de saponária acabam por constituir uma alternativa mais ecológica ao uso de detergentes, e podem ser usadas para mais do que uma finalidade, como veremos abaixo. Aqui em casa uso sobretudo para lavagem de roupa e para detergente multiusos caseiro.

 

7 Vantagens das Nozes de Saponária

  1. São naturais – Constituem uma alternativa natural, vêm da natureza sem sofrer qualquer tipo de transformação.
  2. São reutilizáveis – Dão para serem reutilizadas em cerca de 3 a 4 lavagens.
  3. São mais económicas – 100g de nozes custam cerca de 1,60€, o que significa que 1kg dá para perto de 200 lavagens.
  4. São indicadas para lavar roupas de bebé – E também em casos de pessoas com pele sensível, pois possuem propriedades antialérgicas.
  5. São mais amigas do Ambiente – Não poluem a água nem o ambiente e são 100% biodegradáveis, após a sua utilização máxima.
  6. Podem ser aproveitadas – Depois de secas (altura em que toda a saponina está gasta), as nozes podem ser usadas como adubo para as plantas ou ainda como complemento para composto.
  7. São versáteis – Dão para mais do que uma finalidade, como veremos abaixo, permitindo a substituição quase integral de detergentes químicos.

 

Onde se compram as nozes de saponária?

As nozes de saponária podem normalmente ser encontradas em supermercados biológicos ou lojas online tais como a Efeito Verde, Ecoescolhas, Círculo Bio, Mirística, Loja Vegetariana, Pegada Verde ou Plantiers.

 

Nozes de Saponária para a Máquina de Lavar Roupa e Louça:

Não há nada mais fácil: basta colocar entre 4 a 6 nozes (cerca de 20 g, ou de acordo com a recomendação das embalagens), dentro de um saquinho de pano, colocá-lo no tambor na máquina e lavar a roupa normalmente.

As nozes de saponária podem ser reutilizadas cerca de 3 a 4 vezes. Ao contrário do detergente as nozes de saponária não deixam cheiro na roupa, quem gostar de cheirinho pode colocar umas gotas de um óleo essencial na gaveta do amaciador da máquina de lavar roupa.

A mesma fórmula pode ser usada para a máquina de lavar louça, com o mesmo procedimento, exceto o da adição do óleo essencial.

 

Detergente Caseiro Multiusos com Nozes de Saponária:

Este poderoso detergente, cuja receita deixo abaixo, tem também várias aplicações e serve múltiplas funções. Pode ser usado como:

  1. Detergente para lavar a louça à mão,
  2. Limpa-vidros,
  3. Lava-tudo/multiusos,
  4. Detergente para lavar o carro,
  5. Champô para animais,
  6. Repelente para os insectos das plantas.

Receita do Detergente Multiusos

Ingredientes:

  • 50g de nozes de saponária
  • 1L de água
  • 2 a 6 gotas de um (ou mais) óleo essencial à escolha (opcional)
  • vinagre de limpeza (opcional)

Modo de fazer:

  1. Basta levar uma panela com a água e as nozes de saponária ao lume e deixar ferver por uns 5 minutos.
  2. Depois de arrefecida e coada esta mistura está pronta para ser colocada em qualquer tipo de frasco/recipiente, para servir cada um dos propósitos citados acima.

 

Notas à receita:

  • Se pretenderem um cheiro completamente neutro não adicionem nenhum óleo e muito menos vinagre.
  • A adição do vinagre é só para aumentar o poder da limpeza, e uma vez que o frasco vai estar fechado a intensidade do cheiro acaba por se agravar, por isso se vos fizer confusão o cheiro do vinagre, não coloquem.
  • Se pretenderem um efeito de desinfeção, poderão adicionar um pouco de álcool 70º (que possui um potente efeito antibacteriano), mas tenham em mente que já não estamos a falar de um detergente 100% natural!
  • O acondicionamento em frascos de vidro, além de mais ecológico, é sempre mais favorável à não acumulação de odores.

 

Espero que este pequeno artigo vos inspire a começar a mudar alguns hábitos em casa. Lembrem-se que pequenas mudanças podem fazer uma grande diferença. Não façam tudo de uma só vez se acharem que não vão conseguir ou que vão desistir à primeira tentativa! Façam por baby steps e comecem gradualmente a melhorar a vossa pegada ecológica!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *