© 2015 Receita para tudo queques de cenoura

Queques de cenoura – Vegan

A Leva-me Contigo lançou-nos o desafio e nós aceitámos sem pestanejar: uma parceria que inclui a sugestão e partilha das nossas receitas para crianças, semanalmente, na sua página de Facebook.

Para quem ainda não conhece a Leva-me Contigo é uma loja online e real que habita nas Galerias do Alto da Barra em Oeiras. Conheço a Mónica, uma das mentoras do projecto, desde os tempos em que ela trabalhava na Organii, muito antes de engravidar ou sequer pensar ter bebé. Ela era a minha conselheira e consultora favorita com quem eu ficava a falar, vezes sem conta, sobre os mais diversos assuntos, de cada vez que lá ía. Mas a Mónica mudou-se, de Lisboa para Oeiras, e levou-me com ela também, literalmente. Naquele cantinho do Alto da Barra tem uma loja muito catita, cheia de coisinhas fofas para bebés, crianças e mamãs: desde roupa a porta-bebés, desde cosmética a brinquedos, tudo numa eco-lógica que eu tanto aprecio! A simpatia mantém-se e a qualidade do serviço sempre à altura de quem tem tanta atenção ao detalhe quanto ao cliente. Quem não tiver oportunidade de lá passar, pode sempre dar um pulo à loja online, do lado de lá vai estar sempre alguém pronto a ajudar!

Esta parceria inaugura-se sob o tema do Halloween. Decidi experimentar esta receita de queques de cenoura no fim-de-semana passado para o meu filho levar para a festa de Halloween da escola. Inventei um bocado, confesso, parti de uma receita de torta de cenoura convencional que tinha. Saiu-me tão, mas tão bem, que fiquei super orgulhosa! Não costumo ser nada jeitosa para doces, mas ultimamente sinto que essa tendência se anda a inverter. Meeedo, sou tão gulosa! Tem sido com cada criação de comer e chorar por mais. Como sempre: sem açucar adicionado e sem ovos. Espero que gostem e que os vossos filhotes gostem tanto quanto o meu. Esta receita rende 12 queques.

Ingredientes

– 500g de cenouras cozidas (com um pau de canela e uma casca de limão) e reduzidas a puré
– 2 chávenas de tâmaras (250g) descaroçadas e demolhadas previamente (quando não tenho tempo para demolhar de véspera demolho ém água quente)
– 1 ½ chávena de farinha para bolos
– água das tâmaras qb
– azeite para untar as formas

Como se fazem os queques de cenoura vegan?

1. Pré-aquece-se o forno a 200g, forram-se as forminhas com azeite e farinha.

2. Escorrem-se as tâmaras e juntam-se ao puré de cenouras e tritura-se tudo com a ajuda da varinha mágica. Adiciona-se, se necessário, um pouco da água de demolhar as tâmaras para uma textura mais aveludada.

5. Verte-se esta mistura para um recipiente redondo e mexe-se bem com um batedor de varas. Começa-se a acrescentar a farinha aos poucos e vai-se mexendo smpre.

6. Se a massa ficar muito densa deve-se ir acrescentando aos poucos um pouco da água de demolhar as tâmaras. A textura da massa pode ser controlada desta forma. Eu fiz esse passo a olho mas a massa está boa quando estiver bem fofa (nem demasiado densa, nem demasiado líquida).

7. Leva-se ao forno. Aqui cozeram 20 min. mas o tempo de cozedura vai sempre depender dos fornos. A ideia é que os queques não cozam demasiado para ficarem mais húmidos e fofos.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow