Risotto de cogumelos e espinafres

Risotto de cogumelos e espinafres

Há muito tempo que andava para experimentar fazer risotto e ontem foi o dia! Escolhi uma receita de risotto de cogumelos, mas como as receitas monocromáticas me fazem alguma confusão, decidi acrescentar-lhe um ingrediente verde: o espinafre. Desde já devo dizer que não usei caldo de compra, já que os caldos processados são do pior que há para a saúde, mas usei um caldo caseiro. E, apesar de ter lido em alguns sites da especialidade, que o prato fica melhor com cogumelos porcini, usei os marron, que eram os que tinha em casa. Esta quantidade é ideal para duas pessoas. O meu balanço e o de quem provou a receita foram positivos e espero que o vosso também seja depois de a experimentarem. Bon apetit!

Ingredientes

– 300g de cogumelos marron partidos em quartos
– 1 cebola partida em quartos
– 2 dentes de alho esmagados e picados
– 200g de arroz arbóreo (arroz para risotto)
– 1 copo de vinho branco (aprox. 200ml)
– 1 chávena de folhas de espinafre
– queijo tipo parmesão vegan (podem ver aqui como se faz)
– manteiga vegetal para o refogado
– pimenta preta
– salsa picada
– 1l de caldo de legumes

Para o caldo:
Quando cozo legumes guardo a água da cozedura e reservo no frigorífico (se for para usar nos 2/3 dias seguintes) ou congelo em cubos de gelo e tenho sempre caldo de vegetais para adicionar aos cozinhados. No caso do risotto, aqueço sem deixar ferver o caldo enquanto os cogumelos estão a refogar para acelerar o processo de cozimento do arroz./span>

 

Como se faz o risotto de cogumelos e espinafres?

1. Refoga-se a cebola com a manteiga num tacho e, quando esta começar a ficar transparente, acrescentam-se os alhos deixando refogar mais um pouco. Adicionam-se os cogumelos, envolvendo-se bem na mistura. Tapa-se e deixa-se cozinhar um pouco.

2. Abre-se o tacho – passados 5 min. – e, à água que os cogumelos já libertaram, acrescenta-se o vinho branco, um pouco de parmesão ou queijo vegan ralado na hora e um pouco de pimenta moída na hora também. Tapa-se novamente e deixa-se apurar a mistura (cerca de 10 min.).

3. Depois acrescenta-se o arroz e mexe-se bem. Deixa-se cozinhar o arroz com o tacho tapado, abrindo e mexendo a cada 2 min., para a mistura não colar ao fundo do tacho. Se for necessário acrescenta-se já um pouco de caldo de legumes.

4. O arroz irá absorvendo o vinho branco e, à medida que for ficando mais seco, vai-se acrescentando o caldo de legumes aos poucos até que termine de cozer. Quando o arroz estiver quase cozido acrescentam-se as folhas de espinafre. O segredo do risotto é cozer sempre em pouca água, daí que seja muito importante não sair da frente do fogão enquanto se está a fazer este prato. Normalmente não chego a gastar o caldo todo mas aqueço normalmente um 1l. Este passo serve para acelerar o cozimento do arroz.

5. Quando o arroz estiver al dente desliga-se o lume, adiciona-se mais queijo parmesão ou queijo vegan e pimenta preta a gosto, envolvendo-se tudo muito bem. Reserva-se um pouco no tacho tapado antes de servir (5 min. serão suficientes). Por fim serve-se com salsa picada.



4 comentários em “Risotto de cogumelos e espinafres”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *