Tofu com Broa

Tofu com Broa
É uma receita tradicional revisitada nesta versão vegetariana e veste a nossa Ceia de Natal já há uns anos a esta parte.

Quando comecei a fazer os natais vegetarianos experimentei algumas receitas diferentes, mas gostava de ter uma receita que fosse “aquela” receita da consoada. E depois de algumas provas, foi deliberado em assembleia geral que esta seria a tal.

E é assim há pelo menos três anos a esta parte que este arquinimigo do Bacalhau com Broa faz as delícias de todos os vegetarianos cá de casa na noite de 24, e ainda se mistura com a bacalhoada de alguns omnívoros mais curiosos. Desenganem-se os que acham que este prato só resulta bem com bacalhau. Se o bacalhau vai com todos, o tofu só vai com alguns, mas a broa é sem dúvida um deles.

Se procuram ideias vegetarianas para a ceia natalícia considerem este Tofu com Broa por favor que é tão boa e tão fácil de fazer. Além disso aínda o podem acompanhar com um pouco de batata cozida e um extra de couves, caso na vossa mesa de Natal também haja o tradicional bacalhau com todos.

 

Antes de passarmos à receita deixo-vos algumas considerações prévias:

  1. Sobre a marinada – Gosto de marinar de véspera no figorífico para que o tofu ganhe mais sabor e de ir lá de vez em quando mexer delicadamente o saco. 
  2. Sobre o refogado – Este prato também pode ser feito sem refogar o tofu, tornando o prato ainda mais saudável. Se optarem por não fazer refogado, devem colocar na frigideira antiaderente apenas os cubos de tofu escorridos, sem qualquer gordura, para grelharem um pouco, e depois adicionam a água e temperos da marinada por cima, deixando evaporar do mesmo modo.
  3. Sobre a broa – Costumo usar uma broa escura, com mais centeio, tipo a de Avintes, porque passo o Natal no Norte, mas também podem usar broa de milho.
  4. O Tofu – Pode ser cortado em cubos pequenos mas também pode ser esfarelado. Pessoalmente aprecio mais em cubos pois a broa já é esfarelada, mas vai do gosto de cada um. 
  5. A melhor dica – Façam muita quantidade porque no dia seguinte também fica delicioso para fazer “roupa velha” ou “farrapo velho”.

 

Vamos à receita sem mais demoras.

tofu com broa

Ingredientes:

  • 6 – 8 folhas de couve portuguesa ou outra couve
  • 500g de tofu partido aos cubinhos (ou esfarelado)
  • 4 dentes de alho esmagados e picados
  • 4 – 6 folhas de louro
  • 1 ramo de coentros (separar pés e ramos)
  • miolo de broa (+/-500g)
  • alho em pó qb
  • azeite qb
  • 1 limão
  • 1 copo de vinho branco (+/200ml)
  • pimenta preta a gosto

 

Como se faz o Tofu com Broa?

1. Corta-se tofu aos cubinhos e coloca-se num saco (uso estes) a marinar de véspera com o alho, o vinho branco, o louro, os coentros (ramos), o limão e a pimenta preta.

2. Escaldam as folhas de couve (partidas caso sejam muito grandes) em água a ferver uns 5-7 minutos ou até parecerer que estão cozinhadas.

3. Numa frigideira antiaderente prepara-se o refogado com o alho e o louro da marinada e com os pés de coentros e reservam-se os ramos. Adicionam-se os cubos de tofu e cozinham-se um pouco. Rega-se com a restante água e temperos da marinada (folhas de coentros incluídas), mexe-se e deixa-se cozinhar até evaporar a água.

4. Desfaz-se o miolo de broa de centeio, adiciona-se um fio de azeite e o alho em pó e amassa-se bem com as mãos.

5. Colocam-se as folhas de couve bem escorridas no fundo de uma assadeira/pirex e regam-se com um fio de azeite. Adiciona-se o tofu, cobre-se com a broa e rega-se com mais um fio de azeite. Prensa-se um pouco para fazer uma capa e coloca-se forno só para tostar a parte de cima.

 

 

 

 

 

 





Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *