© 2017 Receita para tudo Bolachas de maçã e canela

Bolachas de maçã e canela

Quando eu era gulosa (ainda sou) e açucareira profissional as bolachas eram a minha perdição ao ponto de me chamarem o Monstro das Bolachas. Eu tinha ataques surreais de comer um pacote de bolachas inteiro de uma só vez. Por vezes soava mesmo a adição ou doença e não estou a brincar: o açucar é mesmo um vício igual a outro qualquer só por dizer que é socialmente aceite. Infelizmente a população ainda não está suficientemente sensibilizada para isto mas acho que aos pouquinhos chegaremos lá.

Eu fiz várias tentativas de reduzir ou largar as bolachas (que no fundo eram de largar o açucar): no trabalho a técnica era colocá-las na gaveta de uma colega (longe da minha vista para a tentação não estar à mão) que possuía ordens expressas para me repreender caso eu começasse a abusar, em casa a regra passou a ser comprar apenas um pacote de bolachas por semana e tentar controlar-me ao máximo.

Para além do açucar as bolachas de pacote estão carregadas de outras gorduras e substâncias inimigas de quem ter um estilo de vida – mais – saudável. Quando assumi este compromisso de cortar de uma vez por todas com o açucar as bolachas foram as primeiras a serem definitivamente banidas da minha alimentação.

Felizmente consegui perder o hábito de roer bolachas como que come tremoços. Não quer isto dizer que tenha deixado de gostar delas, mas nunca mais consegui comer aquelas bolachas enjoativas de compra que outrora não saciavam toda a minha gulodice enquanto o pacote não acabasse.

De vez em quando lá me aventuro a fazer bolachas mas ainda não podia dizer que tivesse acertado com uma e uma só receita: ou porque não ficavam crocantes, ou porque levavam calor a mais e enrijeciam ou porque levavam calor a menos e ficavam mal cozidas ou porque as vezes que até ficavam bem me esquecia de apontar a receita. Estas bolachinas de maçã e canela ficaram divinais, o meu marido diz que foram as melhores que eu já fiz e eu vim aqui de seguida partilhar antes que a publicação ficasse pelo caminho… Esta receita rendeu mais de 35 bolachinhas do tamanho das que vêem na foto (não sei precisar a quantidade certa pois começámos logo a comer mal saíram do formo e já não fui a tempo contar).

O domingo aqui hoje está encoberto e chuvoso e o lanche estava mesmo a pedir umas bolachinhas para acompanhar um cházinho quente. Espero que gostem tanto como nós destas bolachas de maçã e canela!

Ingredientes:

– 1 chávena de farinha de arroz integral
– 2 chávenas de farinha de aveia (moí flocos)
– 2 colheres de sopa de flocos de aveia
– 2 maçãs pequenas ou 1 grande (usei vermelhas) trituradas cruas com um pouco de água
– 75g de açucar de tâmaras (equivale a 3/4 de chávena se usarem tâmaras, mas reduzam se pretendem que não fiquem muito doces)
– 3 colheres de café de canela em pó
– 6 colheres de sopa de azeite
– 6 colheres de sopa de água

Como se fazem as bolachas de maçã e canela?

1. Juntam-se todos os ingredientes secos – à excepção dos flocos de aveia – num recipiente, mexe-se e reserva-se.

2. Adiciona-se a maçã picada (não tem mal que não fique tolmente desfeita em puré, fica bom com pedacinhos), a água, o azeite e por fim os flocos e amassa-se com as mãos até a massa formar uma bola que despega completamente das mãos.

3. Leva-se a massa ao frigorífico para repousar cerca de 20 minutos.

4. Aquece-se o forno a 180º.

4. Estende-se a massa entre duas folhas de papel vegetal com a ajuda de um rolo e moldam-se pequenas bolachas com um cortador. Também se pode optar por moldar pequenas bolinhas de massa e de seguida achatar com as mãos.

5. Leva-se ao forno a cozer entre 20 a 30 min (depende dos fornos) mas prestem atenção para não cozerem demasiado.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow