Bolinhas saciantes de aveia e cenoura

Bolinhas saciantes de aveia e cenoura

 

Adoro bolinhas saciantes e improviso imensas receitas com os igredientes que tenho à mão, incluíndo oleaginosas, sementes, frutos secos… muitas vezes até para aproveitamento de pequenas sobras. Estas são de aveia e cenoura e são ideais para matar “desejos doces” pois não contêm açúcar e ainda para mais são muito fáceis e rápidas de fazer. São um ótimo recurso quando se pensa que não se tem nada doce em casa, pois são feitas com ingredientes que costumamos ter na despensa. À falta de tâmaras pode-se usar outro fruto seco qualquer, sultanas ou alperces, por exemplo.

Para os mais arrojados a combinação do gengibre fresco e especiarias dá um toque incrivelmente único, principalmente combinado com o cardamomo em pó. Para crianças o melhor é optar por uma versão simples, ou seja sem as especiarias, mas com o coco ralado. A única ressalva que faço nesta receita é a de que estas bolinhas devem de ser consumidas frescas, por isso convém irem um pouco ao frio antes de servir, para a aveia inchar e para os sabores dos temperos maturarem um pouco.

A parte boa é que se conservam por vários dias no frigorífico numa caixa fechada, por isso podem fazer em quantidade e ter sempre à mão, ou podem também congelar. Vamos lá à receita então.

 

Ingredientes

  • 1 chávena de tâmaras
  • 1 chávena de flocos de aveia
  • sumo e raspa de uma laranja
  • 1 cenoura ralada fininha
  • canela a gosto
  • gengibre fresco ralado e especiarias – cardamomo em pó ou noz moscada – (opcional
  • coco ralado para polvilhar (opcional)

 

Como se fazem as bolinhas saciantes de aveia e cenoura?

  1. Colocam-se todos os ingredientes num processador de alimentos e bate-se até se obter uma mistura homogénea.
  2. Moldam-se pequenas bolinhas. Podem-se polvilhar com coco ralado.

 

 



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *