© 2016 Receita para tudo bolo crú figo

Bolo crú de figo, amêndoa e cacau – vegan, sem açucar

Este bolo de figo, amêndoa e cacau é mais uma incursão no maravilhoso mundo das receitas cruas. Confesso que desde há algum tempo para cá os bolos crús têm sido uma descoberta para mim. Correm sempre bem, são normalmente mais saciantes e bastante nutritivos. Satisfazem sem ficarmos a abarrotar, matam o apetite de doces sem nos fazerem mal! Esta foi a receita que escolhi para assinalar mais um aniversário no passado sábado. Uma iguaria doce sem açucar – desta vez até mesmo sem tâmaras – e sem nada de origem animal, como sempre. Esta receita rende um bolo pequenino igual ao da foto, suficiente para 6 pessoas muito gulosas. Nós éramos 4 adultos e uma criança e não o comemos todo, sobrou cerca de metade. Se pretendem fazer um bolo para muita gente dobrem a receita e façam-no pequeno mas mais alto ou então maior e igualmente baixo. A receita não podia ser mais fácil, em 10 minutos têm o bolo pronto. Pode ser servido congelado, frio ou à temperatura ambiente, o bolo nunca enrijece e mantém sempre uma textura macia dada pelo figo. Eu pessoalmente recomendo manter no frigorífico, talvez numa próxima vez experimente congelá-lo dado que a massa não congela. Não deixem de provar esta doçura para verdadeiros amantes de figos, é mesmo muito boa!

Ingredientes:
– 3 chávenas de farinha de amêndoa ou amêndoa ralada
– 2 chávenas de figos secos (previamente demolhados em água morna ± 1h)
– 3/4 de chávena de cacau sem açucar
– 1 colher de sopa de adoçante líquido (usei amazake de millet, mas podem usar maple syrup ou agave)
– sumo de 1/2 limão (usei um pouco mais)
– 1 colher de chá de baunilha em pó
– 3 cardamomos esmagados ou um pouco de cardamomo em pó a gosto
– pitada de pimenta preta
– pitada de sal
– groselhas e côco ralado para decorar

Como se faz o bolo crú de figo, amêndoa e cacau?

1. Juntam-se todos os ingredientes num processador de alimentos e bate-se numa velocidade alta até a massa formar uma bola.

2. Transfere-se  a massa para uma forma de fundo amovível e molda-se o bolo com as mãos prensando a massa e uniformizando o bolo.

3. Leva-se ao frigorífico a refrescar, bastam 30 minutos, e está pronto a servir

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow