© 2015 Receita para tudo

Bolo de laranja com creme de aveia – Vegan, sem glúten

Meus Deus como o tempo passa… Ainda ontem interrompi a minha partilha de receitas aqui no blog por causa do nascimento do meu mais-que-tudo-versão-mini e hoje ele já completa um ano! Há um ano que este estabelecimento está parado por conta de um novo freguês. Há um ano que a minha vida tem um novo ingrediente e um novo sabor. De facto a dedicação nos primeiros meses é de tal modo que ficamos completamente absorvidos por este novo ser, que não temos tempo para mais nada ou antes que o tempo todo que temos é para ele… Que as coisas que queremos fazer são para ele, por ele e com ele e que tudo o resto que a ele não lhe diga respeito é conversa. Enfim, um trabalho a tempo inteiro sem horários, folgas, feriados ou fins-de-semana e muitas vezes com horas extraordinárias que não é pago na forma de salário ao fim do mês, mas antes em recompensas diárias e constantes de amor, de carinho, de ternura, de admiração e de dedicação.

Este Bolo de Laranja com creme de Aveia é o post de regresso. E adivinhem lá para quem é? Para ele… Claro! Inauguro este segundo set de receitas com o bolo do primeiro aniversário do meu boneco. Andava à procura de um bolo saudável, que ele pudesse comer também, para poder partilhar em pleno, connosco, este momento tão especial. Encontrei esta receita da Patrícia, sem açucar e sem glúten e inventei a cobertura com creme de aveia e corante caseiro de manga. Se quiserem um bolo grande aconselho a dobrar a receita ou a fazer dois bolos pequenos e rechear de creme de aveia. Neste caso, dobrem também a quantidade de creme de aveia. O miúdo comeu uma fatia e chorou por mais e nós derretemos o resto! Foi um sucesso. Parabéns Benjamim!

Ingredientes

Para o bolo:
– 250g de sumo de laranja
– 100g de manteiga vegetal ou azeite
– 200g de tâmaras descaroçadas e demolhadas em água (+/- 20 min.)
– 3 colheres de chá de linhaça dourada batidas com 9 colheres de chá de água morna
– 200g de farinha de arroz integral
– 1 colher de sopa de fermento em pó
– raspa de meia laranja

Para o creme:
– 100g de flocos de aveia demolhados em água (cerca de 1h)
– 2 colheres de sopa de farinha de trigo
– côco ralado a gosto
– 1 pau de canela
– 1 casca de limão
– 750ml de água

Para o corante:
– 1/2 manga em pedaços
– água

Como se faz o bolo de laranja com creme de aveia?

1. Pré-aquece-se o forno a 180º e unta-se a forma com azeite polvilhada com farinha

2. Prepara-se o corante: bate-se a manga no liquidificador e leva-se ao lume – médio – mexendo sempre para reduzir e obter uma textura cremosa. Quanto mais tempo ela estiver ao lume mais espesso ficará o corante. O corante fica pronto para usar e colocar num saco de pasteleiro para decorar o bolo, no entanto, pode-se juntar com um pouquinho de creme de aveia se se pretender uma textura ainda mais cremosa. Caso se junte ao creme convém que este ainda esteja morno para não solidificar e ser mais fácil misturar.

3. Prepara-se o bolo: coloca-se num liquidificador o sumo,a raspa, a manteiga/azeite e as tâmaras escorridas e bate-se um pouco. Adiciona-se a farinha, a linhaça e o fermento e bate-se tudo novamente

4. Coloca-se no forno e vai a cozer cerca de 45 min. ou quando o palito estiver seco.

5. Descarta-se a água dos flocos de aveia demolhados e de seguida colocam-se no liquidificador juntamente com a água e o côco ralado. Bate-se tudo muito bem e coa-se e reserva-se o leite de aveia.

6. Mistura-se o leite de aveia com a farinha de trigo a frio e leva-se ao lume com o pau de canela e a casca de limão, mexendo sempre, até levantar fervura e se obter uma textura cremosa semelhante ao leite creme. Verte-se para cima do bolo com o creme ainda quente ou morno (quando o creme arrefece solidifica um pouco mais e é mais difícil de espalhar no bolo).

7. Decora-se com o corante de manga e já está pronto o nosso bolinho!

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow