© 2016 Receita para tudo trufa de chocolate

Bolo trufa de chocolate – Raw, Vegan

Regressámos das nossas férias há já alguns dias mas o trabalho ainda não tinha abrandado e o retorno às receitas esteve mais complicado e demorado. Da Grécia vieram novas ideias e sabores para pratos que em breve partilharei mas hoje trago mais uma receita doce, sem açucar, claro! É um delicioso bolo cru e vegan de caju e cacau cuja textura faz lembrar a da trufa de chocolate daí o nome. É uma sobremesa super rápida de fazer – leva uns 15 minutos – e rende entre 8 a 10 porções (dependendo da gula de cada um). Espero que gostem desta iguaria, cá em casa foi um verdadeiro sucesso!

Ingredientes:

Para a base:
– 250g de tâmaras sem caroço ou pasta de tâmaras
– 60g de cacau em pó
– 1 chávena de nozes de macadâmia ou avelãe (pode-se usar outra oleaginosa)
– 1 colher de chá de canela
– pitada de sal

Para a cobertura:
– 1 chávena de caju natural previamente demolhado (pode-se demolhar em água quente para acelerar o processo(
– 70g de óleo de côco
– 1 colher de sopa de maple syrup (opcional, não costumo usar)
– 1/2 chávena de água (ou um pouco mais para ficar mais cremoso e homogéneo)
– 30g a 45g de cacau em pó (dependendo do gosto)
– pitada de sal
– 1/2 chávena de côco ralado
– côco ralado para decorar
– hortelã para decorar

Como se faz?:

1. Num processador de alimentos começa-se por bater as tâmaras (ou a pasta) para amolecê-las um pouco. Juntam-se as nozes de macadâmia ou avelãs junto com os restantes ingredientes da base e bate-se tudo por cerca de 1m30 até os ingredientes estarem bem misturados.(Não há necessidade da massa ficar em forma de bola, ela pode estar com um aspecto mais esfarelado, no entanto depois vai-se conseguir unir. Retira-se do processador e coloca-se esta massa sobre o fundo de uma forma (de fundo amovível) e molda-se bem com a ponta dos dedos, espalhando pela base da forma. Leva-se ao frigorífico a gelar.

2. Batem-se os cajus com a água e o óleo de côco. Depois junta-se o cacau e os restantes ingredientes e bate-se novamente até se obter uma textura cremosa semelhante à da mousse de chocolate. Aqui pode ser necessário acrescentar mais água aos poucos para se obter a textura certa. Verte-se este creme sobre a base e leva-se ao frigorífico ou congelador por umas horas (mínimo 1h). Serve-se com côco ralado e folhas hortelã.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow