© 2015 Receita para tudo hamburguers batata doce feijao preto

Hambúrgueres de feijão preto e batata doce – Vegan

É mais uma incursão no admirável mundo das receitas vegan. Inspirada numa receita do livro da Gabriela Oliveira, mas adaptada aos ingredientes que tinha em casa, este hambúrguer de batata doce e feijão preto foi das melhores (re)-invenções culinárias que já fiz em termos de hambúrguers vegetarianos. E olhem que já experimentei fazer muitos: com lentilhas, com grão e com diversos tipos feijão… Mas estes, estes estão sem dúvida no top de todos cá de casa, nomeadamente no do mais pequeno garfo – de 17 meses – que devorou o seu inteirinho e ainda me “roubou” metade de um dos meus. Sim porque eu limpei 3 ½ numa só refeição e só não comi mais porque não havia! Esta receita rendeu 8 hambúrgueres médios. Garanto que a foto – e o aspecto dos hambúrgueres – não faz jus ao sabor, mas prometo que numa próxima oportunidade, se der tempo para fotografar antes de os devorar, coloco uma foto mais bonitinha!

 

Ingredientes
– 1 batata doce grande partida em quartos, cozida e esmagada
– 1 chávena de feijão preto cozido e transformado – grosseiramente – em puré (não se deve passar totalmente o feijão)
– 1 cebola picada grosseiramente
– 2 dentes de alho picados
– 2 colheres de chá de cominhos
– 2 colheres de chá de ocimum sanctum seco (pode-se usar tomilho seco)
– 8/10 colheres de sopa de pão ralado (pode ser necessário mais para obter a consistência perfeita para fritar)
– pão ralado para panar
– azeite para fritar

 

Como se fazem os hámbúrgueres de feijão preto e batata doce?

1. A batata doce deve ser escorrida, imediatamente depois de cozer, para que absorva o mínimo de água possível. Não se deve deixar que a batata coza demasiado para não comprometer a textura dos hambúrgieres.

2. Coloca-se numa frigideira o azeite com a cebola e, quando esta ficar transparente, acrescenta-se o alho e as especiarias. Mexe-se bem a mistura para deixar que as especiarias incorporem um pouco no refogado.

3. Junta-se a batata e o feijão e cozinha-se, mexendo sempre, por cerca de 5 min.

4. Retira-se do lume e deixa-se arrefecer um pouco a massa. Acrescenta-se o pão ralado e vai-se amassando bem com as mãos. Quando a massa começar a despegar das mãos está pronta para moldar os hambúrgueres. Aqui pode ser necessário ajustar a qauntidade de pão ralado da receita.

5. Moldam-se bolas de massa e espalmam-se para se obter a forma de hambúrguer. Não convém que a massa fique demasiado fina, o hambúrguer deve ter a espessura de um dedo indicador quando colocado ao lado.

6. Passam-se os hambúrgueres por pão ralado e levam-se a fritar em azeite. Este passo não demora muito. Trata-se apenas de dourar os hambúrgueres uma vez que a massa já está cozinhada. É importante que o azeite esteja bem quente para que os hambúrgueres não se desfaçam a fritar.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow