© 2015 Receita para tudo hambúrgueres de grão

Hambúrgueres de grão e aveia

As minhas aventuras no mundo dos hambúrgueres de leguminosas estão sempre a evoluir e se ao principio fazia receitas que deixavam bastante a desejar na consistência, agora estou cada vez mais profissional em preparados de hambúrgueres que não se desfaçam ao cozinhar. Estes hambúrgueres de grão e aveia estão muito perto da perfeição quer no que diz respeito ao sabor, quer no que diz respeito à consistência. São feitos no forno e ficam sempre crocantes! Já testei e voltei a testar a receita mais de dois pares de vezes e eles nunca desapontam, confesso. Para se obter a consistência ideal uma dica que me parece importante é a de não triturar totalmente a massa, ou seja, deixar alguns pedaços mais inteiros de grão e dos restantes ingredientes. Depois de se amassar bem os ingredientes triturados com as mãos, a massa começa-se a despegar-se aos poucos mas quando ela se despega totalmente e nos permite formar uma bola grande sem os nossos dedos colarem, ela está pronta para começar a moldar os hambúrgueres. Outro aspecto importante para quem for novato nisto dos hambúrgueres: se a massa estiver muito líquida ou muito colante é porque precisa de mais farinha/flocos (pois serão eles que ajudarão a secá-la), se a massa estiver demasiado seca podem adicionar um pouco mais de azeite ou leite vegetal. Tanto a farinha como o azeite/leite devem ser adicionados aos poucos e deve-se ir amassando a massa ao mesmo tempo para perceber exactamente quando ela está perfeita para começar a moldar.
Por fim podem-se adicionar mais especiarias do que aquelas que sugiro consoante o gosto, não o faço porque aqui as receitas são sempre à prova de criança e, como tal, não costumo complicar muito, porém arrisco mesmo a dizer que não precisam de mais nada… Esta receita rende cerca de 14 hambúrgueres, podem congelar, fazer no forno ou dourar num pouco de azeite. Sirvo com molho de iogurte de soja. Experimentem e depois digam-me alguma coisa!

 

Ingredientes
– 500g grão demoilhado e cozido
– 1 cenoura cozida partida em pedaços pequenos
– 1 cebola grande ou 2 pequenas picadas
– 3 colheres de sopa de levedura de cerveja
– 8 a 10 colheres de sopa de farinha de aveia
– 10 colheres de sopa de flocos de aveia
– 2 colheres de chá de cominhos
– 60ml de azeite
– 1 ramo de coentros picados

Molho de iogurte
– 1 iogurte de soja natural
– 1 raminho de coentros picados
– 1 gota de vinagre balsâmico

 

Como se fazem os hambúrgueres de grão e aveia?

1. Coloca-se o grão, a cebola, a cenoura, a levedura de cerveja, os coentros e os cominhos num recipiente. Rega-se com azeite, mexe-se bem e tritura-se grosseiramente com a varinha mágica. Caso esteja a ser difícil de triturar pode-se adicionar um pouco mais de azeite ou leite vegetal para ajudar.

2. Colocam-se as mãos na massa – literalmente – e juntam-se os flocos de aveia e a farinha. Amassa-se tudo muito bem para que a farinha e os flocos se espalhem bem por toda a massa pois serão eles os responsáveis pela consistência da mesma. Pode ser necessário ajustar a quantidade de farinha caso a massa não esteja com uma consistência satisfatória ou seja, estiver muito pegajosa nas mãos. Para perceber qual o ponto da massa, vejam as dicas que dei no texto introdutório, são muito importante!

3. Moldam-se bolas e depois espalmam-se e retocam-se para se obter a forma de hambúrguer, colocam-se alguns flocos de aveia por cima ligeiramente pressionados para colarem à massa (mas com muito cuidado para não desfazer a forma redonda). Estão prontos para irem ao forno. O tempo vai depender um pouco dos fornos mas será fácil perceber quando eles estão prontos e com aspecto crocante. Aqui 15min. são suficientes mas o nosso forno é muito potente.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow