© 2017 Receita para tudo bolo aniversário chocolate

O melhor bolo de aniversário vegan

Depois de uma pausa para descansar e pensar na vida estou finalmente de volta a este cantinho. Para festejar este recomeço trago uma ideia bem docinha capaz de fazer inveja a qualquer bolo gourmet!

Esta receita é das melhores que já experimentei e a melhor aposta em bolos de aniversário vegan. Adoro a sua consistência, textura, sabor e a simbiótica combinação de ingredientes. Este bolo tem uma confecção simples e básica, é crú e não precisa de muito tempo para solidificar e até pode ser preparado de véspera sem perder propriedades (o que facilita imenso a tarefa). Já o fiz vezes sem conta e já passei a receita a várias amigas e sempre com sucesso. Por fim todas as pessoas que o provam ficam maravilhadas com a excelência do sabor! Tem mesmo um toque sofisticado e diferente, é um bolo frio que não gela demasiado, corta bem com o garfo e é super macio.

Apesar da foto não permitir ver ele é composto por duas partes: uma base crocante de amêndoas e tâmaras e uma parte superior de chocolate, côco e banana. Decidi chamar-lhe o melhor bolo de aniversário vegan porque de toda a experiência que tenho em bolos vegan e sem açúcares este é aquele que reune mais consenso e é de facto o que melhor figura faz em qualquer mesa de aniversário. A aliar a todos os argumentos a rapidez de preparação: 30 minutos são suficientes para ter esta maravilha enformada e 1h no mínimo para gelar. Espero que gostem!

Ingredientes:

Base:
– 1 e 1/2 chávena de amêndoas torradas
– 300g de tâmaras descaroçadas
– 2 colheres de sopa de óleo de côco

Bolo:
– 1 colher de café de agar-agar em pó (se usarem em flocos acho que vão precisar de mais um pouco)
– 1/3 chávena de óleo de côco
– 1 lata de leite de côco no frigorífico de véspera
– 1 e 1/3 chávena de avelãs
– 100g de chocolate vegan sem açúcar
– 2 bananas
– 10 tâmaras (se forem medjool 5 apenas) – Eu nem costumo colocar, coloquem só se forem muito gulosos
– 4 colheres de chá de flocos de aveia
– 4 colheres de chá de alfarroba ou cacau
– leite vegetal para rectificar texturas

Topping:
– frutos vermelhos e avelãs torradas ou flores comestíveis

 

Como se faz o melhor bolo de aniversário vegan?

1. Trituram-se os ingredientes da base até se obter uma mistura que permita ser moldada com as mãos. Atenção para não triturar demasiado as amêndoas para que a base fique bem crocante. O melhor é ir triturando aos poucos e ir observando se a massa já está em condições de moldar.

2. Molda-se a massa com os dedos no fundo de uma forma de fundo amovível e leva-se ao frigorífico para repousar.

3. Abre-se a lata de leite de coco e separa-se a parte sólida da parte líquida e reserva-se esta última. Bate-se a parte sólida com os restantes ingredientes do bolo até se obter uma mistura homogénea. Aqui pode ser necessário juntar um pouco de leite vegetal para a textura ficar mais cremosa. É importante que o processador de alimentos seja potente o suficiente para triturar as avelãs inteiras caso contrário será melhor demolhá-las cerca de 1h em água quente para amolecerem e para serem mais fáceis de triturar.

4. Leva-se ao lume a parte líquida do leite de coco (cerca de 250ml, se for menos juntar um pouco de leite vegetal até perfazer esta quantidade) com o agar agar e deixa-se ferver mexendo sempre por 2-3 minutos. De seguida incorpora-se a mistura no creme do bolo e envolve-se tudo muito bem à mão (sem processador).

5. Verte-se o creme na base do bolo e vai ao frigorífico a gelar.

Um Comentário

  1. Teresa
    Posted 6 de Junho de 2017 at 17:10 | #

    Posso substituir o agar agar por gelatina?

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow