© 2015 Receita para tudo moqueca tofu

Moqueca de tofu

Apesar da Moqueca ser um prato típico brasileiro, do que investiguei, a sua origem remonta à peixada trazida pelos portugueses a que os negros/escravos acrescentariam os ingredientes habituais da culinária africana. Deste modo a origem da Moqueca remonta a África. E foi em África, mais precisamente em Angola, que decidi experimentar fazer esta Moqueca de Tofu depois de ver na TV o João Carlos Silva na “Roça com os Tachos” preparar uma Moqueca de Galinha. Segui a receita praticamente igual, com mais um ou outro apontamento pessoal, o gengibre é um deles, os coentros outro, mas claro está com tofu. Nunca provei a original Moqueca de Galinha mas tenho a certeza que esta versão vegetariana com tofu não lhe fica mesmo nada atrás. Espero que gostem desta receita luso-afro-brasileiro-vegetariana. Acompanhei com arroz selvagem e quiabos salteados com alho, ficou divinal!

Ingredientes

– 250g de tofu marinado em sal, alho (muito) e gengibre esmagados e sumo de limão (+/- 3h)
– 4 colheres sopa de óleo de palma
– 4 dentes de alho esmagados e picados para o refogado
– 1 cebola partida em meias-luas
– 2 tomates grandes pelados e picados
– ½ pimento vermelho cortado em tiras finas
– leite de 1 côco ou 400ml de leite de côco
– 1 ou 2 colheres de sopa de farinha de trigo para engrossar
– 1 ramo de coentros picados para finalizar
– 1 malagueta
– 1 limão grande

Como se faz a moqueca de tofu?

1. Tempera-se o tofu e deixa-se a marinar o máximo de tempo possível, quanto mais tempo, melhor. Reserva-se.

2. Faz-se o refogado com o óleo de palma, a cebola, o tomate, o pimento e a malagueta. Deixa-se a refogar cerca de 5min.

3. Entretanto rala-se o côco – ou usa-se côco já ralado – para um recipiente, cobre-se com água (1 malga de côco ralado para 1 malga de água morna) e passa-se por um passador fino, espremendo bem para se obter o leite de côco. Salta-se este passo se se usar leite de côco de compra. Reserva-se.

4. Colocam-se os pedaços de tofu e deixa-se cozinhar tapado por mais 3/4 min..

5. De seguida acrescenta-se o leite de côco e vai a ferver em lume médio. Depois de ferver deixa-se apurar, em lume brando, mexendo de vez em quando.

6. No fim, engrossa-se com um pouco de farinha de trigo, se necessário. Eu não precisei de engrossar, estava com uma textura óptima. Finaliza-se com os coentros picados e está pronto a servir.

voltar

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow