© 2015 Receita para tudo risotto legumes e cogumelos

Risotto vegan de legumes e cogumelos

Eu sou uma amante de risotto e confesso que é um prato que normalmente me sai bastante bem, mas desde que tive de reinventar a receita original para o meu mais-que-tudo-mini poder comer, acho que ainda o faço melhor! Resumindo e baralhando este risotto não leva vinho branco, manteiga ou queijo parmesão, trata-se de uma abordagem vegan da coisa que a torna, na minha opinião, não só muito mais apetitosa mas também apta para crianças. É fácil de fazer, relativamente rápida – apesar de exigir uma presença constante no fogão – e muito saudável. Quanto aos ingredientes, nada de novo: “keep it simple”! Esta receita dá para 4 pessoas (normalmente uso a medida de uma chávena de café por pessoa) mas o melhor é fazerem a mais pois vão gostar da receita, garanto!

Ingredientes
– 1 cebola picada grosseiramente
– 1 cenoura grande ou 2 pequenas cortadas em rodelas
– 1 alho francês pequeno cortado em rodelas
– ½ courgette cortada em pequenos quadrados
– 150g de cogumelos marron laminados
– 4 chávenas de café de arroz arbóreo (arroz para risotto) previamente lavado
– pimenta (uma pitada)
– sal (uma pitada)
– 2 folhas de louro
– caldo de legumes quente
– salsa picada
– azeite

Para o caldo:
Quando cozo legumes guardo a água da cozedura e reservo no frigorífico (se for para usar nos 2/3 dias seguintes) ou congelo em cubos de gelo e tenho sempre caldo de legumes para adicionar aos cozinhados. No caso do risotto aqueço, sem deixar ferver o caldo, enquanto os legumes estão a refogar, para acelerar o processo de cozimento do arroz.
 

Como se faz o risotto vegan de legumes e cogumelos?

1. Coloca-se o azeite, o louro e a cebola a dourar ao lume e, quando esta estiver transparente, acrescentam-se os cogumelos. Tapa-se e deixa-se cozinhar um pouco (cerca de 5 min.) para os cogumelos libertarem a água. Quando os cogumelos estiverem com um ar mais cozinhado, ou seja, menos brancos, retiram-se do tacho e reservam-se.

2. Colocam-se os restantes legumes, adiciona-se o sal e a pimenta e deixa-se cozinhar tapado, em lume médio/baixo, mexendo de vez em quando para que refoguem um pouco. Este passo demora menos de 10 min. De seguida juntam-se os cogumelos e envolve-se tudo novamente. Aqui pode ser necessário acrescentar já um pouco de caldo (caso verifiquem que os legumes estão com pouca água) para que os mesmos não colem ao fundo do tacho.

3. Junta-se o arroz previamente lavado (e idealmente demolhado, pode ser apenas uns minutos antes). Envolve-se bem na mistura, acrescenta-se um pouco de caldo e deixa-se cozinhar com o tacho tapado, abrindo e mexendo a cada 2 min., acrescentando sempre um pouco de caldo para a mistura não colar ao fundo. O pressuposto base do risotto é o arroz – e os vegetais – cozerem em pouca água, por isso é importante não sair de perto enquanto se está a fazê-lo, caso contrário em menos de um minuto podemos ter o “caldo entornado”.

5. Quando o arroz estiver al dente desliga-se o lume e reserva-se um pouco no tacho tapado antes de servir (5 min. serão suficientes). Serve-se com salsa picada.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow