© 2014 Receita para tudo tofu a bras

Tofu à brás

Decidi inspirar-me na tradicional receita de bacalhau à brás e produzir esta versão vegetariana com tofu e batata doce, bem mais saudável do que a batata frita da receita original. O resultado posso dizer que não podia ter sido melhor. Fez sucesso cá em casa e vai fazer parte dos pratos habituais de ora em diante. É uma receita rápida, fácil e sem segredos e que sai sempre bem! Pode-se acompanhar com legumes salteados ou – como eu fiz – apenas com uma salada. A quantidade desta receita dá para 4 pessoas.

Para entrada servi umas tostas com duas conservas Ana de Rosa simplesmente deliciosas: uma de cogumelos e outra de abóbora. Estas conservas são feitas de forma artesanal e utilizam apenas – no seu processo de conservação – o azeite extra-virgem depois de devidamente cozinhado e aromatizado. Para ficarem a saber mais sobre esta marca recente podem visitar a página de Facebook Ana de Rosa e encomendar um frasquinho que garanto que vai ser um “amor à primeira prova” como aconteceu comigo. Estou fã!

Ingredientes

– 3 batatas doce grandes partidas em pequenos quadrados
– 3 dentes de alho esmagados e picados
– 250g de tofu partido em quadrados pequenos
– 2 cebolas cortadas em quartos e fatiadas
– 2 colheres de sopa de molho de soja para cozinhar (Shoyou)
– pimenta preta a gosto
– 1 colher de chá de mostarda
– 75ml de natas de soja, arroz ou aveia batidas com uma colher de chá de açafrão da índias (podem usar caseiras)
– 1 ramo de salsa
– azeite

Como se faz o tofu à brás?

1. Pré-aquece-se o forno e coloca-se o tofu a marinar na mistura de Shoyou, mostarda, azeite (apenas uma colher de sopa) e pimenta, previamente batida.

2. Coloca-se a batata doce com os alhos num tabuleiro de alumínio, rega-se com um pouco de azeite, mexe-se com uma colher de pau e leva-se ao forno até que os quadrados fiquem tostados. Deve-se abrir o forno e mexer de vez em quando para que estes não peguem ao tabuleiro.

3. Forra-se o fundo de um wok com azeite e cebola e quando esta estiver transparente acrescenta-se o tofu marinado e deixa-se cozinhar até que fique tostado (cerca de 10 min.)

4. Acrescenta-se a batata doce ao tofu e mexe-se bem.

5. Batem-se as natas com uma pitada de pimenta preta e adiciona-se à mistura de tofu e batata, envolvendo tudo muito bem e deixando-os cozinhar. Por fim adiciona-se a salsa picada a gosto e está pronto a servir.

Vai uma dica?

Devem-se usar as batatas doce de interior amarelo (que têm a casca castanha escura) pois esta qualidade de batata é mais susceptível de tostar do que, por exemplo, a de interior laranja.

voltar

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow