© 2016 Receita para tudo tofu lagareiro

Tofu à lagareiro

Hoje trago-vos uma receita tradicional revisitada: tofu à lagareiro. É um prato delicioso e super fácil de fazer, no entanto convém ser planedo de véspera pois quanto mais tempo ficar o tofu a marinar melhor. Depois é só cozer uns legumes ao vapor e acompanhar com pão ou broa, indispensáveis para saborear o azeite final dos pratos à lagareiro. Espero que gostem desta iguaria. É uma receita que pedem sempre bis aqui em casa. Bom apetite!

Ingredientes:

Para a marinada:
– 250g de tofu cortado em fatias (não cortar fatias muito finas)
– 2 folhas de louro sem veio partidas em pequenos pedaços
– 4 dentes de alho esmagados e picados grosseiramente
– sumo de 1 lima (pode-se usar limão mas eu prefiro usar lima, fica menos ácido)
– coentros picados
– 30ml de vinho branco (dose máxima que coloco para crianças)
– pimenta preta (uma pitada)
– sal (uma pitada)

Para o Tofu
– fatias de tofu previamente marinadas
– batatas pequenas ou cortadas em pequenos pedaços
– 4 dentes de alho esmagados e cortados grosseiramente
– 2 cebolas cortadas ás rodelas
– 2 folhas de louro
– água da marinada

Como se faz o tofu à lagareiro?

1. Coloca-se o tofu a marinar, idealmente de véspera para que este consiga absorver bem o tempero. Começo por colocar no fundo de um tupperware um pouco de alho, louro e coentros, disponho algumas fatias de tofu por cima e repito os ingredientes, rego com um pouco de azeite e vinho branco, adiciono um pouco de sal e pimenta e faço nova camada de tofu, repetindo todo o processo. Importante é assegurar que ambos os lados do tofu ficam em contacto com os ingredientes para que este ganhe ainda mais sabor.

2. Pré-aquece-se o forno a 200º.

3. Forra-se uma assadeira ou tabuleiro de forno com azeite, preenchere-se o fundo com cebola, adiciona-se o louro e os alhos e dispõem-se as fatias de tofu ao meio.

4. Adiciona-se as batatas de cada um dos lados e verte-se o molho e ingredientes da marinada sobre o tofu. (Eu retiro antes os bocadinhos de louro partidos usados na marinada pois são muito pequenos e é desagradável encontrá-los quando se está a comer).

5. Leva-se ao forno a assar. O tofu vai assar primeiro do que as batatas, quando o tofu estiver tostado tapa-se com papel de alumínio para que este páre de cozinhar e para que as batatas continuem a assar. Quando as batatas estiverem tostadinhas retira-se a assadeira do forno e serve-se acompanhado com legumes ao vapor e umas tiras de broa.

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow