© 2016 Receita para tudo vegan cheesecake

Vegan cheesecake de caju, côco e lima

Ontem estava-me a apetecer uma coisa doce e fresca para enfrentar o calor que aqui se fazia sentir. Não consegui pôr as mãos na massa durante a tarde porque o miúdo fintou-me na parte de dormir a sesta e só tive tempo de ir para a cozinha à noite. Fui ver o que havia em casa e decidi inventar – embora com base em alguma experiência prévia em sobremesas cruas do género – este cheesecake de caju, côco e lima: cru, vegan e sem açucar. Uma sobremesa tão boa quanto gulosa. Acabei por não a conseguir experimentar ontem pois já era tarde quando a meti a gelar, mas esta manhã finalizei-a e provei-a depois de almoço. Estava mesmo muito boa! Já devorei uma boa parte e como ainda por cima estou só com o pequenito – e ele não gosta destas coisas – vou ter de me desenrascar sozinha e comê-la durante o resto da semana. A sorte é que estes bolos acabam por ser um pouco mais densos do que os originais devido à presença das oleaginosas e saciam mais rapidamente, se não acho que ja tinha dado cabo de tudo. Experimentem e partilhem por aqui!

Ingredientes:

Para a base:
– 1 chávena de amêndoas torradas
– 200g de tâmaras descaroçadas
– 1 colher de sopa de óleo de côco

Para o creme de caju:
– 150g de caju natural (demolhado em água quente cerca de 45m/1h)
– 1/2 chávena de côco ralado
– 1/2 chávena de manteiga de côco (podem usar óleo de côco)
– 2/3 de chávena de leite vegetal (usei de arroz mas podem usar de côco também)
– 2 limas (sumo)

Para o topo:
– 1 1/2 chávenas de morangos triturados
– 3 colheres de sopa de sementes de chia

Como se faz o vegan cheesecake de caju e lima?:

1. Batem-se as amêndoas com as tâmaras e o óleo de côco. Durante o processo primeiro elas vão formar uma espécie de farinha meio desintegrada mas depois de aquecerem vão-se transformar numa pasta mais homógenea. Podem controlar a consistência que querem para o vosso cheesecake. Se pretenderem uma base mais firme devem bater mais, se pretenderem uma base mais crocante tipo crumble parem no ponto de “farinha” (mas atenção que depois ao cortar a base pode desfazer-se). Coloca-se no fundo de uma forma com fundo amovível e molda-se com a ajuda dos dedos. Vai ao congelador.

2. Batem-se os cajus com o côco ralado, o sumo de lima, a mantega de cõco e o leite vegetal até se formar um creme. Verte-se o creme por cima da base e leva-se novamente ao congelador.

3. Trituram-se os morangos com a varinha mágica, juntam-se as sementes de chia e coloca-se a terceira camada na forma e leva-se novamente a gelar. Se quiserem que o topo fique com uma textura mais de gelatina podem colocar mais chia, eu quis o meu cremoso ao ponto de poder escorrer sobre a fatia depois de servido. Preparei de véspera e estava com uma textura perfeita, super firme, se prepararem no dia penso que devem refrigerar no mínimo dos mínimos umas 2h antes de servir conciliando congelador e frigorífico de acordo com a pressa que tenham.

2 Comentários

  1. Carla Moura
    Posted 4 de Julho de 2016 at 08:15 | #

    Olá, tem um aspecto divinal. Tenho quase todos os ingredientes lá em casa, só me falta o caju, acho que vai ser o bolo de aniversário da minha sogra amanhã 🙂
    Tira-me só duas dúvidas. Que tamanho de forma devo usar. Creio que a minha amovível é de 18cm, será pequena? O doce vem só da tâmara, se os morangos não forem doces não seria melhor juntar stevia/mel? Eu não gosto de bolos muito doces, mas o resto to pessoal lá em casa é guloso.
    Obrigada e Bjs.

    • Receita para tudo
      Posted 14 de Agosto de 2016 at 14:05 | #

      Olá Carla,

      Desculpa mas só hoje percebi que este comentário me foi parar ao SPAM. Sempre fizeste o bolo? O doce vem não só das tâmaras mas de do côco misturado no caju. A minha forma é pequena por isso para fazer numa maior será melhor dobrares a receita. Sempre experimentaste?Se sim que tal ficou? Beijinhos

Comentar esta receita

O email nunca é publicado ou partilhado. É obrigatório o preenchimento dos campos marcados por um *

*
*
Top blogs de receitas
24Kitchen.pt recomenda este blog
Follow